Hospital de Cascais | Ribera Salud assume, a partir de hoje, a gestão do Hospital de Cascais e entra em Portugal para apoiar a sustentabilidade do sistema nacional de saúde

01 Janeiro 2023

O grupo Ribera Saúde assume, a partir de hoje, a gestão do Hospital de Cascais, após a adjudicação do processo de licitação conjunta do Ministério da Saúde e das Finanças, que confirma aposta firme do governo português no modelo de colaboração público-privado para a gestão de saúde nacional.

Este é o primeiro projeto da Ribera Salud em Portugal, uma operação que responde ao compromisso do grupo e dos seus atuais acionistas em prosseguir uma colaboração contínua com os governos de diferentes regiões de Espanha e da União Europeia para garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde, criando sinergias e partilhando conhecimento e tecnologia, através de um modelo de gestão eficiente e da máxima qualidade. A gestão do Hospital de Cascais confirma, para além disso, a aposta do grupo sedeado em Valencia no crescimento e na extensão do seu modelo de gestão de saúde responsável não só em Espanha, mas também a nível internacional.

“Este projeto é um marco muito importante para o grupo Ribera que, há mais de 25 anos, desenvolveu um modelo de gestão próprio que é estudado como caso de sucesso em importantes universidades como a Harvard Business School ou a Universidade de Berkeley. Em primeiro lugar, queremos reconhecer publicamente o magnífico trabalho de todos os profissionais do Hospital de Cascais e a qualidade do serviço prestado até ao momento. A nossa ambição é adicionar a nossa experiência em modelos público-privados à experiência da equipa de gestão do hospital, aportando as melhores práticas e uma medicina de valor para continuarmos a prestar a melhor assistência a todos os utentes. Queremos trabalhar em conjunto com o governo português para lidar com os grandes desafios do sistema de saúde a nível global numa etapa pós-Covid, onde se demonstrou a necessidade de contar com o setor privado e colaborar com a máxima transparência com o sistema público”, comenta Alberto de Rosa, presidente do grupo Ribera Salud.

“Hoje damos início a uma nova fase no Hospital de Cascais que encaramos com o mesmo otimismo e com um redobrado espírito de missão. O modelo de gestão da Ribera tem provas dadas em múltiplas unidades de saúde e estamos convictos que trará inúmeras vantagens a todos os que, diariamente, contam com o empenho e dedicação dos profissionais que trabalham no Hospital de Cascais. Todo o processo de transição correu de forma exemplar e cabe-me, nesta hora, deixar uma palavra de profunda tranquilidade, garantindo que a operação está implementada a partir de hoje e que os utentes do Hospital de Cascais podem contar com uma equipa altamente profissional e motivada para continuar a prestar um serviço de excelência nos cuidados de saúde”, comenta José Bento, Administrador do Hospital de Cascais.