Hospital de Cascais | Hospital de Cascais tem o melhor desempenho do SNS

15 Dezembro 2020

Hospital de Cascais tem o melhor desempenho do SNS

O Hospital de Cascais acaba de ser considerado a unidade de saúde portuguesa com melhor desempenho global, na sua categoria, pela consultora IASIST, recebendo ainda o galardão de excelência clínica na totalidade das áreas avaliadas. A esta distinção soma-se o reconhecimento da Federação Internacional dos Hospitais que hoje colocou o Hospital de Cascais numa lista de 103 instituições, a nível mundial, que prestaram serviços de excelência no combate à pandemia de Covid-19.

O ranking da consultora IASIST coloca o Hospital de Cascais na primeira posição do top 5 de uma lista de unidades do Serviço Nacional de Saúde premiadas pelas melhores práticas e melhores resultados em saúde. O hospital foi ainda reconhecido pela excelência clínica nas áreas respiratória e cardíaca.

Este foi o segundo reconhecimento do dia para o Hospital de Cascais, que já tinha sido nomeado pela Federação Internacional de Hospitais como uma das unidades de saúde que melhor prestaram serviços durante a pandemia de Covid-19. Esta distinção reflete as mudanças adotadas pelo Hospital de Cascais para fazer face à pandemia e teve como base a inovação tecnológica no diagnóstico e tratamento e a reestruturação dos sistemas de fluxo de trabalho e interações entre médico e doente.

“Este duplo reconhecimento é o reflexo do trabalho de todas as equipas do Hospital de Cascais que, num ano tão atípico como este, conseguiram reinventar-se e manter os padrões de qualidade a que todos os utentes desta unidade estão habituados. Trabalhamos todos os dias para prestar um serviço de excelência e ficamos muito felizes por saber que este nosso esforço é reconhecido em Portugal e além-fronteiras”, sublinha Nuno Côrte-Real, diretor clínico do Hospital de Cascais.

“Este foi um ano muito difícil para todos, mas principalmente para os hospitais e para os profissionais de saúde, o que faz com que estas distinções sejam ainda mais importantes neste momento, dando-nos o ânimo e a força necessários para continuar o trabalho de excelência que temos vindo a desenvolver até aqui”, refere Dulce Cachata Goncalves, enfermeira diretora do Hospital de Cascais.

O TOP 5 '20 - A Excelência dos Hospitais foi hoje apresentado durante a gala da IASIST, que este ano decorreu de forma virtual devido às restrições impostas pela pandemia.