Hospital de Cascais | Hospital de Cascais: formação promove Banco de Partos no parto verticalizado

22 Junho 2021

Hospital de Cascais: formação promove Banco de Partos no parto verticalizado

A equipa de Enfermagem do Bloco de Partos do Hospital de Cascais promoveu uma formação sobre a utilização do Banco de Partos como acessório do parto verticalizado que juntou mais de 20 enfermeiros especialistas na área.

Duas enfermeiras especialistas em saúde materna do Hospital de Cascais, Ana Moreira e Filipa Varela, materializaram a necessidade sentida na equipa de promover a partilha de evidência e experiências, tendo em vista a melhoria contínua dos cuidados prestados.

Às duas oradoras internas juntaram-se Diogo Bruno, médico obstetra da Clínica de Stº António, e a enfermeira Leonor Saraiva, especialista em Saúde Materna do Hospital Garcia da Horta.

No programa, a verticalidade no segundo estádio de trabalho de parto foi apresentada como "boa prática pela liberdade de escolha de movimentos da mulher, por ir ao encontro das suas expetativas e necessidades, mas também pela evidência científica demonstrada sobre as suas vantagens".

A equipa de Enfermagem do Bloco de Partos do Hospital de Cascais alinha-se assim para manter uma assistência capaz de incentivar e promover o parto normal. E o banco de parto enquanto acessório do parto verticalizado será, a partir de agora, integrado como possibilidade de utilização no segundo estádio de trabalho de parto.