Hospital de Cascais | Hospital de Cascais assinala 11.º aniversário

23 Fevereiro 2021

Hospital de Cascais assinala 11.º aniversário

Construído em tempo recorde há 11 anos atrás, o Hospital de Cascais tem vindo a ser considerado uma referência nacional e internacional ao nível da prestação de cuidados de saúde. Por ocasião deste aniversário, o Hospital de Cascais partilha um vídeo com a participação dos seus profissionais de saúde e faz um balanço de mais de 2 milhões de consultas, mais de 25 mil partos e mais de 100 mil cirurgias realizadas.

Para o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, José Bento e Silva, “o sucesso deste hospital deve-se às equipas excecionais de profissionais de saúde que, com todo o seu empenho e dedicação, têm contribuído para fazer desta uma unidade de referência em Portugal e na Europa”.

José Bento e Silva destaca ainda o “esforço acrescido de todos os profissionais do hospital que, ao longo do último ano, mesmo num contexto totalmente novo e desconhecido para todos, continuaram a elevar o espírito de equipa e profissionalismo, garantindo a prestação de cuidados de saúde de forma exemplar e com grande impacto na população de Cascais e Sintra”.
Em linha com esta declaração, o Hospital de Cascais foi internacionalmente reconhecido pela Federação Internacional dos Hospitais, que colocou este hospital numa lista de 103 instituições, a nível mundial, que prestaram serviços de excelência no combate à pandemia de Covid-19.Foram várias as distinções atribuídas ao Hospital de Cascais ao longo dos seus 11 anos de atividade. Este hospital foi recentemente considerado a unidade de saúde portuguesa com melhor desempenho global na sua categoria, pela consultora IASIST, recebendo ainda o galardão de excelência clínica na totalidade das áreas avaliadas. Detém o nível máximo de uma escala europeia (escala EMRAM do HIMSS) que avalia os sistemas e tecnologias de informação, posicionando este hospital entre uma elite de quatro hospitais europeus. O Hospital de Cascais é ainda acreditado pela Joint Commission International, entidade que certifica a qualidade dos melhores hospitais do mundo. Recebeu duas certificações ISO (Ambiental e Qualidade dos Serviços – Farmácia, Anatomia Patológica, Imunohemoterapia, Imagiologia e Esterilização) e é, em Portugal, o único hospital a receber o prémio mundial pela melhor implementação de um sistema, baseado na leitura de um código de barras, que assegura uma monitorização permanente do medicamento
Além da excelência clinica, os reconhecimentos ao Hospital de Cascais estendem-se à boa gestão de poupanças financeiras, como é o caso do 1.º prémio do Kaizen Institute para a excelência no setor da saúde, que legitimou a forma como o hospital considera a eficiência e que permitiu à unidade um ganho de 1.5 milhões de euros por ano. Neste sentido é ainda de relevar a implementação do projeto High Care, que permitiu uma poupança de 1.4 milhões de euros relacionados com a segurança hospitalar.