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Internamento

A segurança e a confiança são fundamentais nos cuidados de saúde de qualidade. Estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas.

Nesta página fornecemos-lhe um conjunto de informações que visam melhorar a sua experiência durante todo o processo de internamento, desde a admissão até ao momento da alta. Durante a sua estada, procuramos proporcionar-lhe as melhores condições para a rápida recuperação do seu estado de saúde.

Como decorre o processo de admissão?

A admissão do utente e abertura do Processo de Internamento realiza-se na receção do Serviço onde ficará internado.

No ato de admissão o utente (ou o acompanhante) deve fazer-se acompanhar de:

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Documento de identificação pessoal

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Cartão válido comprovativo do Serviço Nacional de Saúde e/ou de Serviço de Saúde Estrangeiro

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Todos os exames referentes à respetiva situação clínica, nomeadamente análises clínicas, raio-X, ecografias, TAC ou outros

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Todos os medicamentos que toma habitualmente. É importante transmitir esta informação à equipa de profissionais de saúde que o assiste

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Só permanecerão no hospital os medicamentos especiais que a equipa de saúde lhe indicar

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Indicação de qualquer alergia conhecida (alimentos, medicamentos ou outras substâncias)

Escolher quem acompanha a situação clínica

No Hospital de Cascais a pessoa internada deve transmitir à equipa de enfermagem qual o familiar ou acompanhante a quem pretende que seja comunicada a evolução da sua situação clínica, disponibilizando o respetivo contacto.

Durante o internamento qualquer dúvida sobre a sua situação clínica pode ser esclarecida pela equipa de saúde responsável. Sempre que se justifique, as informações sobre o estado de saúde do utente serão igualmente facultadas via telefone ao contacto de referência. Se assim o desejar, o Hospital possibilita ainda a obtenção de uma segunda opinião sobre a situação de saúde do utente. 

 

O que pode trazer consigo

O Hospital tem à sua disposição artigos indispensáveis de higiene pessoal. Contudo, para tornar a sua estadia mais agradável, poderá trazer alguns pertences pessoais, nomeadamente:

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Artigos de higiene pessoal

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Roupão de quarto, pijama e outros artigos de roupa pessoal

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Livros ou revistas

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No caso de crianças, o seu brinquedo e jogo favorito

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No caso de maternidade, a roupa do bebé

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Uma muda de roupa, pronta para utilizar no momento da alta

Telemóveis

Não é permitido o uso de telemóveis nos locais onde exista equipamento médico eletrónico em funcionamento. É importante questionar a equipa de saúde sobre a possibilidade de utilização do mesmo.

Objetos de Valor

Recomendamos que não traga consigo objetos de valor, como jóias ou grandes quantias em dinheiro. 

O Hospital de Cascais não se responsabiliza por qualquer perda ou extravio de bens.

Refeições do utente

A preparação e confeção das refeições são supervisionadas por uma Nutricionista, de forma a garantir uma alimentação equilibrada e adequada à situação clínica de cada utente. 

Para garantir uma dieta adequada para todos os utentes, não são permitidos alimentos vindos do exterior. É importante que saiba que alguns alimentos podem ser prejudiciais à sua situação clínica. Em casos excecionais, contacte a equipa de saúde.

As refeições no Hospital são servidas nos seguintes horários:

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Pequeno-almoço, 8h às 9h30

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Almoço, 12h às 13h30

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Lanche, 16h às 17h

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Jantar, 19h às 20h

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Ceia, 21h às 22h

Refeições do acompanhante

Os acompanhantes com direito a refeição, devem ser portadores de senha devidamente preenchida pelo serviço de internamento. Esta senha deverá ser entregue na caixa da cafetaria ou do refeitório, no momento da refeição. A senha destina-se à refeição mencionada e não pode ser acumulada com outras senhas.

O direito às senhas de refeição encontra-se legislado por decreto-lei, sendo as mesmas geridas pela equipa de enfermagem durante o internamento, que se encontra sempre disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida neste âmbito.

As refeições dos acompanhantes são servidas nos seguintes horários e locais:

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Pequeno-almoço, 9h às 10h na cafetaria do piso 1

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Almoço, 13h30 às 15h no refeitório

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Jantar, 19h às 21h no refeitório

Visitas

Todos os utentes internados têm direito a receber visitas, salvo situações específicas, onde a saúde e segurança sejam colocadas em causa. 

O Hospital de Cascais não recomenda a entrada de crianças com menos de 12 anos, como visita a um utente internado. A eventual entrada da criança ficará dependente da autorização dos profissionais de saúde no serviço em causa, tentando sempre preservar os interesses do utente e o bem-estar da criança. 

COVID-19 | Restrição de Visitas

Em total alinhamento com as normas orientadoras do Ministério da Saúde e da Direção-Geral de Saúde, a Administração do Hospital de Cascais tem vindo a tomar um conjunto de medidas, com o objetivo de encarar e mitigar, em conjunto e da melhor forma, a situação pandémica que o País atravessa.

Por este motivo, os horários das visitas ao Hospital de Cascais poderão ser facultados por telefone, através do número 214 653 000 ou, em alternativa, consultados no local. 

Crenças Espirituais

A pedido dos utentes, todos os sacerdotes ou ministros de qualquer religião têm acesso ao Hospital. 

A visita ao utente deverá ser precedida de passagem pela Receção Principal, a fim de ser devidamente identificado. 

O Hospital tem uma sala de culto e a presença diária de um sacerdote católico, ao dispor de qualquer utente.

Voluntariado

O Hospital de Cascais dispõe de um serviço de voluntariado a cargo da Liga dos Amigos do Hospital de Cascais.

Consulte mais informações na página de Voluntariado ou contacte diretamente a equipa de saúde.

Alta do Internamento

Para que a sua casa ou o local onde vai fazer a sua convalescença esteja pronto para o receber, a alta deve ser preparada com antecedência.

Nos dias anteriores à alta, a família/cuidador deve trazer para o serviço de internamento a roupa que irá vestir no momento da saída do hospital. Esta deve ser entregue à equipa de enfermagem.

É também importante que o transporte para o domicílio esteja assegurado.

Após a alta clínica, passada pelo médico assistente e validada pela equipa de enfermagem, que garantirá estarem cumpridos todos os cuidados para que possa sair do hospital em segurança, o utente poderá deixar o internamento.

Procedimentos antes da alta:

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Informar um familiar ou acompanhante de que vai ter alta

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Solicitar, junto da equipa de saúde, a nota de alta, onde constam todas as informações relacionadas com a sua estadia no hospital e as orientações da equipa médica e de enfermagem sobre os cuidados a ter no domicílio. 

Procedimentos antes de sair do Hospital:

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Verificar se não deixa qu​aisquer bens ou objetos de uso pessoal no quarto

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Proceder ao levantamento de eventuais valores que tenha depositado

Se identificar algum constrangimento para a alta e o seu regresso a casa, deverá comunica-lo à equipa de saúde com a maior brevidade possível.

Restrições Tabágicas

A Lei n.º 37/2007, de 14 de agosto, proíbe fumar nos estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde.

Informações úteis

Para saber mais detalhes sobre o internamento, consulte o nosso Guia de Acolhimento:

Guia de Acolhimento

Saiba mais pormenores sobre os horários de visitas:

Horários das visitas