Internamento
A segurança e a confiança são fundamentais nos cuidados de saúde de qualidade. Estamos aqui para esclarecer todas as suas dúvidas.
Nesta página fornecemos-lhe um conjunto de informações que visam melhorar a sua experiência durante todo o processo de internamento, desde a admissão até ao momento da alta. Durante a sua estada, procuramos proporcionar-lhe as melhores condições para a rápida recuperação do seu estado de saúde.
Como decorre o processo de admissão?
A admissão do utente e abertura do Processo de Internamento realiza-se na receção do Serviço onde ficará internado.
No ato de admissão o utente (ou o acompanhante) deve fazer-se acompanhar de:
Documento de identificação pessoal
Cartão válido comprovativo do Serviço Nacional de Saúde e/ou de Serviço de Saúde Estrangeiro
Todos os exames referentes à respetiva situação clínica, nomeadamente análises clínicas, raio-X, ecografias, TAC ou outros
Todos os medicamentos que toma habitualmente. É importante transmitir esta informação à equipa de profissionais de saúde que o assiste
Só permanecerão no hospital os medicamentos especiais que a equipa de saúde lhe indicar
Indicação de qualquer alergia conhecida (alimentos, medicamentos ou outras substâncias)
Escolher quem acompanha a situação clínica
No Hospital de Cascais a pessoa internada deve transmitir à equipa de enfermagem qual o familiar ou acompanhante a quem pretende que seja comunicada a evolução da sua situação clínica, disponibilizando o respetivo contacto.
Durante o internamento qualquer dúvida sobre a sua situação clínica pode ser esclarecida pela equipa de saúde responsável. Sempre que se justifique, as informações sobre o estado de saúde do utente serão igualmente facultadas via telefone ao contacto de referência. Se assim o desejar, o Hospital possibilita ainda a obtenção de uma segunda opinião sobre a situação de saúde do utente.
O que pode trazer consigo
O Hospital tem à sua disposição artigos indispensáveis de higiene pessoal. Contudo, para tornar a sua estadia mais agradável, poderá trazer alguns pertences pessoais, nomeadamente:
Artigos de higiene pessoal
Roupão de quarto, pijama e outros artigos de roupa pessoal
Livros ou revistas
No caso de crianças, o seu brinquedo e jogo favorito
No caso de maternidade, a roupa do bebé
Uma muda de roupa, pronta para utilizar no momento da alta
Telemóveis
Não é permitido o uso de telemóveis nos locais onde exista equipamento médico eletrónico em funcionamento. É importante questionar a equipa de saúde sobre a possibilidade de utilização do mesmo.
Objetos de Valor
Recomendamos que não traga consigo objetos de valor, como jóias ou grandes quantias em dinheiro.
O Hospital de Cascais não se responsabiliza por qualquer perda ou extravio de bens.
Refeições do utente
A preparação e confeção das refeições são supervisionadas por uma Nutricionista, de forma a garantir uma alimentação equilibrada e adequada à situação clínica de cada utente.
Para garantir uma dieta adequada para todos os utentes, não são permitidos alimentos vindos do exterior. É importante que saiba que alguns alimentos podem ser prejudiciais à sua situação clínica. Em casos excecionais, contacte a equipa de saúde.
As refeições no Hospital são servidas nos seguintes horários:
Pequeno-almoço, 8h às 9h30
Almoço, 12h às 13h30
Lanche, 16h às 17h
Jantar, 19h às 20h
Ceia, 21h às 22h
Refeições do acompanhante
Os acompanhantes com direito a refeição, devem ser portadores de senha devidamente preenchida pelo serviço de internamento. Esta senha deverá ser entregue na caixa da cafetaria ou do refeitório, no momento da refeição. A senha destina-se à refeição mencionada e não pode ser acumulada com outras senhas.
O direito às senhas de refeição encontra-se legislado por decreto-lei, sendo as mesmas geridas pela equipa de enfermagem durante o internamento, que se encontra sempre disponível para o esclarecimento de qualquer dúvida neste âmbito.
As refeições dos acompanhantes são servidas nos seguintes horários e locais:
Pequeno-almoço, 9h às 10h na cafetaria do piso 1
Almoço, 13h30 às 15h no refeitório
Jantar, 19h às 21h no refeitório
Visitas
Todos os utentes internados têm direito a receber visitas, salvo situações específicas, onde a saúde e segurança sejam colocadas em causa.
O Hospital de Cascais não recomenda a entrada de crianças com menos de 12 anos, como visita a um utente internado. A eventual entrada da criança ficará dependente da autorização dos profissionais de saúde no serviço em causa, tentando sempre preservar os interesses do utente e o bem-estar da criança.
Crenças Espirituais
A pedido dos utentes, todos os sacerdotes ou ministros de qualquer religião têm acesso ao Hospital.
A visita ao utente deverá ser precedida de passagem pela Receção Principal, a fim de ser devidamente identificado.
O Hospital tem uma sala de culto e a presença diária de um sacerdote católico, ao dispor de qualquer utente.
Voluntariado
O Hospital de Cascais dispõe de um serviço de voluntariado a cargo da Liga dos Amigos do Hospital de Cascais.
Consulte mais informações na página de Voluntariado ou contacte diretamente a equipa de saúde.
Alta do Internamento
Para que a sua casa ou o local onde vai fazer a sua convalescença esteja pronto para o receber, a alta deve ser preparada com antecedência.
Nos dias anteriores à alta, a família/cuidador deve trazer para o serviço de internamento a roupa que irá vestir no momento da saída do hospital. Esta deve ser entregue à equipa de enfermagem.
É também importante que o transporte para o domicílio esteja assegurado.
Após a alta clínica, passada pelo médico assistente e validada pela equipa de enfermagem, que garantirá estarem cumpridos todos os cuidados para que possa sair do hospital em segurança, o utente poderá deixar o internamento.
Procedimentos antes da alta:
Informar um familiar ou acompanhante de que vai ter alta
Solicitar, junto da equipa de saúde, a nota de alta, onde constam todas as informações relacionadas com a sua estadia no hospital e as orientações da equipa médica e de enfermagem sobre os cuidados a ter no domicílio.
Procedimentos antes de sair do Hospital:
Verificar se não deixa quaisquer bens ou objetos de uso pessoal no quarto
Proceder ao levantamento de eventuais valores que tenha depositado
Se identificar algum constrangimento para a alta e o seu regresso a casa, deverá comunica-lo à equipa de saúde com a maior brevidade possível.
Restrições Tabágicas
A Lei n.º 37/2007, de 14 de agosto, proíbe fumar nos estabelecimentos onde sejam prestados cuidados de saúde.