Hospital de Cascais | Hospital de Cascais reforça reconhecimento internacional

07 Outubro 2021

Hospital de Cascais reforça reconhecimento internacional

Pela quarta vez, o Hospital de Cascais - gerido pelo Grupo Lusíadas Saúde - vê a sua qualidade e segurança reconhecidas pela Joint Commission International, a mais importante entidade norte-americana na acreditação de organizações de saúde.

O Hospital de Cascais volta a concluir com sucesso a quarta auditoria internacional à qualidade e segurança dos seus processos e procedimentos, vendo assim renovado o rigoroso selo de qualidade pela Joint Commission International (JCI), o maior órgão certificador de qualidade e segurança de instituições de saúde do mundo.

Após ter recebido a sua primeira distinção em 2012, esta é a quarta vez que o Hospital de Cascais, gerido pela Lusíadas Saúde em regime de parceria público-privada, é reconhecido pela entidade norte-americana. Uma avaliação que vem reforçar a segurança dos processos e procedimentos em prol dos doentes, a qualidade do atendimento e o funcionamento interno.

Este reconhecimento surge após uma auditoria, por parte de peritos internacionais, que aferiu a conformidade do Hospital com mais de 1200 requisitos relacionados com a segurança do doente, padrões clínicos e não clínicos, atendimento, gestão e organização.

É a quarta vez consecutiva que a equipa do Hospital de Cascais evidencia, junto de auditores internacionais, que a qualidade e a segurança dos seus doentes é um compromisso inequívoco de todos, que exige uma constante atualização e alinhamento com aquilo que são as melhores práticas mundiais na prestação de cuidados de saúde. Este reconhecimento é motivo de grande orgulho, não apenas para a equipa do Hospital de Cascais como de toda a Lusíadas Saúde”, afirma Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde.

É com enorme satisfação e orgulho que recebemos esta reacreditação, fundamental para continuarmos a ter uma equipa alinhada com as melhores práticas mundiais na área da qualidade e segurança do doente, o que nos permite manter o reconhecimento como um Hospital de Excelência, um Hospital feito de pessoas para pessoas, onde o utente estará sempre em primeiro lugar. Um estatuto que nos orgulha e que nos permitiu ser um exemplo internacional num período tão complicado como o da pandemia”, refere José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais Dr. José de Almeida.

A Lusíadas Saúde é o primeiro grupo de saúde em Portugal a ter hospitais acreditados pela JCI e o que conta com o maior número de unidades credenciadas: Hospital de Cascais, gerido em regime de parceria público-privada, Hospital Lusíadas Lisboa e Hospital Lusíadas Porto. Também as Clínicas Lusíadas Almada, Parque das Nações e Gaia estão acreditadas desde 2018.

A JCI é líder mundial em acreditação de instituições de saúde. Para saber mais sobre a JCI, consulte: http://pt.jointcommissioninternational.org/