Hospital de Cascais | Serviços | Maternidade

Informação

O Hospital de Cascais informa que, de acordo com Orientação nº 018/2020 da DGS, atualizada a 05/06/2020, é permitido a presença de acompanhante durante o parto, desde que cumpra os seguintes requisitos:

  • Não deve ter qualquer sintoma sugestivo de COVID-19 ou contacto com doentes com infeção por SARS-CoV-2 (quer sintomáticos quer assintomáticos), nos últimos 14 dias;​
  • Um teste rápido COVID-19, efetuado no Hospital de Cascais, com resultado negativo;​
  • Será apenas um, sem troca de acompanhantes;
  • Deve cumprir as regras de higienização de mãos, etiqueta respiratória, distanciamento físico, utilização de máscara cirúrgica, e as demais regras em vigor no Hospital de Cascais e orientações dos profissionais de saúde;
  • Deve evitar o contato com todos os outros utentes internados.

Trazer a vida à sua vida

A Maternidade do​​ Hospital de Cascais Dr. José de Almeida foi desenhada para proporcionar à futura mãe toda a segurança e conforto durante o nascimento do seu bebé.

A partir das 39/40 semanas as grávidas que virão ter o seu filho no Hospital de Cascais passam a ser aqui acompanhadas. Para situações de gravidez de risco esse acompanhamento é feito desde o início do período de gestação.

Qualquer grávida seguida na consulta no Hospital de Cascais poderá inscrever-se para visita à maternidade. As visitas acontecem duas vezes por semana e são a forma ideal de conhecer previamente os diferentes espaços que irão acolher a futura mãe antes e após o parto.

Os cuidados prestados à parturiente e ao bebé são assegurados por uma equipa de médicos especializados em Ginecologia e Obstetrícia, bem como por enfermeiros experientes e com formação específica nesta área.

O Serviço de Obstetrícia dispõe, na totalidade, de 22 quartos individuais (podendo passar a duplos nos períodos de maior afluência), 8 salas de partos e 2 salas de cesariana. De salientar que todo o processo de dilatação é realizado num quarto individual, para maior conforto e privacidade da mulher.

A Maternidade do Hospital de Cascais é a maternidade de referência para o Concelho de Cascais

Serve ainda 8 freguesias do concelho de Sintra: Algueirão-Mem Martins; Pero Pinheiro; Colares; São João das Lampas; Sintra (Santa Maria e São Miguel); Sintra (São Martinho); Sintra (São Pedro de Penaferrim) e Terrugem.

Os recém-nascidos da Maternidade do Hospital de Cascais podem ser registados no próprio hospital,                             no espaço Nascer Cid​adão.​