E porque queremos devolver à natureza o papel que temos vindo a consumir ao longo dos anos, o Hospital de Cascais, assinou, no passado dia 12 de Janeiro, um projeto de parceria com a Cascais Ambiente no âmbito do programa Oxigénio. Isto significa que assumimos um compromisso de adoção, durante 5 anos, de uma parcela de floresta inserida no Parque Natural Sintra-Cascais. Iremos ser responsáveis pela sua manutenção ao longo destes 5 anos, através de ações de voluntariado que visem promover a defesa da natureza e a biodiversidade da zona envolvente do nosso local de trabalho.

Estas iniciativas ocorrerão em diferentes períodos do ano, e envolvem não só a plantação de espécies, mas também a rega, a limpeza do espaço e a recolha de espécies invasoras. Queremos que este pedaço de terra que nos pertence seja tão bem cuidado, como cuidamos diariamente dos nossos doentes.

A primeira ação contou com a presença de cerca de 56 colaboradores do Hospital que, em equipa, plantaram 83 espécies nativas, entre sobreiros, sanguinhos-das-sebes e lentiscos. A motivação, o empenho e o sentimento de pertença ao meio ambiente foram notórios e revelaram-se nos sorrisos que cada um envergou durante aquela manhã!

Muitas mais iniciativas se seguirão, nas quais queremos envolver o maior número de colaboradores possível, porque acreditamos que, para além da responsabilidade ambiental e social, estas iniciativas trarão, certamente, a cada um de nós, o sentimento de que estamos a fazer algo para tornar o mundo um sítio melhor para os nossos filhos!

Até lá, podem também visitar o local em âmbito de passeio em tempos-livres com as vossas famílias e amigos. É um sítio público, acessível e que vos vai encher de orgulho!