​​​​O combate ao VIH é e tem sido uma prioridade do Hospital de Cascais. Prova disso é o facto de nos últimos anos ter sido o único hospital no País a associar-se à Semana Europeia do Teste VIH, uma iniciativa muito importante, a nível mundial, que pretende sensibilizar toda a população para a importância da realização do teste ao VIH. Para se aumentar o diagnóstico precoce da doença, é necessário que sejam realizados mais testes e o hospital está alinhado e persegue esses objetivos.

Para Vasco Antunes Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais "a assinatura deste protocolo tem um papel fundamental na resposta à infeção pelo VIH, uma vez que as cidades assumem a responsabilidade de liderar ações que acelerem a resposta ao VIH e atingir, até 2020, as metas 90-90-90. Atendendo à proximidade das cidades à população, bem como a existência de infraestruturas, recursos materiais e humanos, pretende-se que as cidades adotem ações locais com impacto global, construindo desta forma um futuro mais equitativo, inclusivo, próspero e sustentável para todos – independentemente do sexo, idade, condição social e económica ou orientação sexual".

O projeto Fast-Track Cities foi lançado no Dia Mundial da SIDA em Paris, em 2014. Os avanços científicos, o ativismo da sociedade civil e o compromisso político para alcançar objetivos comuns, criam uma oportunidade real de acabar com a epidemia no mundo até 2030. Neste contexto e atendendo ao papel relevante na resposta à infeção pelo VIH, as cidades encontram-se agora, em posição privilegiada para liderar as ações, acelerando a resposta ao VIH e atingir, até 2020, as metas 90-90-90:

·         90% das pessoas que vivem com VIH, a saber que têm o vírus;

·         90% das pessoas diagnosticadas com VIH a receber tratamento;

·         90% das pessoas em tratamento com carga viral indetetável.

Atendendo à proximidade das cidades à população, bem como a existência de infraestruturas, recursos materiais e humanos, pretende-se que as cidades adotem ações locais com impacto global, construindo desta forma um futuro mais equitativo, inclusivo, próspero e sustentável para todos – independentemente do sexo, idade, condição social e económica ou orientação sexual.

No dia 29 de maio, foi assinada pelos municípios de Cascais, Lisboa e Porto a Declaração Conjunta da iniciativa nacional Fast-Track Cities International (Cidades no caminho mais rápido para eliminar o VIH).

A cerimónia contou com as presenças do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, no auditório do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, em Lisboa.

Além da assinatura da declaração conjunta do projeto Fast-Track Cities, a sessão contou ainda com outras iniciativas na área da infeção VIH e SIDA:

·         Assinatura do Protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Cascais, a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, o Hospital de Cascais Dr. José de Almeida, a SER+ Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA e a Associação Nacional de Farmácias.

·         Apresentação do Relatório sobre a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose 2016 e do Plano Estratégico do Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose – 2017 da Direção-Geral da Saúde.

·         Assinatura do Acordo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP e o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos.​