Unidade de Neonatologia do Hospital de Cascais: proteger desde o primeiro instante

Desde que o novo Hospital de Cascais abriu portas, em 2010, que passou a existir a Unidade Neonatal, dividida entre os cuidados intermédios e os cuidados intensivos. É nesta unidade que são recebidos os bebés prematuros ou recém-nascidos que precisam de cuidados especiais, como nos explica o neonatologista Manuel Cunha, diretor do Departamento da Criança.

Hábitos que preservam a fertilidade do homem

Ter um estilo de vida saudável, com um consumo moderado de álcool e longe de tabaco e drogas ajuda a preservar a fertilidade masculina, como explica o urologista Pedro Melo, do Hospital de Cascais.

Incontinência urinária: como tratá-la

A perda involuntária de urina é um problema comum e em alguns casos muito condicionante. No entanto, há tratamentos muito eficazes, como explicam o ginecologista João Colaço e a fisioterapeuta Francielle Espírito Santo, do Hospital de Cascais.

O que é a Escarlatina?

A escarlatina é uma doença infeciosa provocada por uma bactéria que atinge principalmente as crianças com idades compreendidas entre 1 e 10 anos. Normalmente surge na sequência de um episódio de faringite ou amigdalite, como explica a pediatra Joana F. Oliveira, do Hospital de Cascais.

Cuidadores: como ajudar quem apoia doentes com cancro

Os cuidadores desempenham um papel determinante no apoio a quem sofre de cancro. Mas é fundamental que não se esqueçam de cuidar de si mesmos, como alerta o psiquiatra Pedro Cintra, do Hospital de Cascais. Devem estar atentos a vários sinais e procurar eles próprios ajuda quando necessário.

Nutrição: a importância de mastigar bem

Escolher bem os alimentos que ingerimos é fundamental, mas comer muito depressa uma boa refeição trará o mesmo efeito positivo para o nosso organismo do que se estivesse tranquilamente à mesa?

Acne e borbulhas: causas e tratamento

A acne é uma inflamação da pele, cujos efeitos podem ser minimizados com os cuidados certos e o tratamento adequado, como explica a dermatologista Felicidade Trindade, do Hospital de Cascais. Manifesta-se principalmente na adolescência, embora possa surgir em várias idades.

A vida após o cancro

É fundamental contar com apoio médico, não apenas durante o tratamento do cancro mas no regresso à rotina, o que vai permitir que a pessoa desenvolva mecanismos de adaptação aos desafios com que se vai deparar, explica o psiquiatra Luís Mendonça, do Hospital de Cascais.

Dez conselhos e mitos sobre nutrição para diabéticos

Tenho de comer só fruta e menos gorduras? E não voltarei a deliciar-me com um chocolate? Saiba aqui o que pode ou não fazer.

​​