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Direitos dos Utentes

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1. O Utente tem direito de escolher os serviços e os prestadores de cuidados de saúde

a) O utente dos serviços de saúde tem direito de escolha dos serviços e prestadores de cuidados de saúde, na medida dos recursos existentes.

b) O direito à proteção da saúde é exercido tomando em consideração as regras de organização dos serviços de saúde.


2. O Utente tem direito a dar ou recusar o seu consentimento

a) O consentimento ou a recusa da prestação dos cuidados de saúde devem ser declarados de forma livre e esclarecida, salvo disposição especial da lei.

b) O utente dos serviços de saúde pode, em qualquer momento da prestação dos cuidados de saúde, revogar o consentimento.


3. O Utente tem direito a receber os cuidados adequados ao seu estado de saúde

a) O utente dos serviços de saúde tem direito a receber, com prontidão ou num período de tempo considerado clinicamente aceitável, consoante os casos, os cuidados de saúde de que necessita.

b) O utente dos serviços de saúde tem direito à prestação dos cuidados de saúde mais adequados e tecnicamente mais corretos.

c) Os cuidados de saúde devem ser prestados humanamente e com respeito pelo utente.


4. O Utente tem direito a atendimento prioritário de acordo com o seu quadro clínico

Em relação a utentes com um quadro clínico de gravidade e complexidade idênticas, deve ser dada prioridade de atendimento às pessoas com deficiência ou incapacidade igual ou superior a 60 por cento. O anteriormente descrito não se aplica às situações de atendimento presencial ao público realizado através de marcação prévia.


5. O Utente tem direito à proteção dos dados pessoais e da vida privada

a) O utente dos serviços de saúde é titular dos direitos à proteção de dados pessoais e à reserva da vida privada.

b) É aplicável aos tratamentos de dados na área da saúde o artigo 5.º da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro, garantindo, designadamente, que os dados recolhidos são os adequados, pertinentes e não excessivos para as finalidades prosseguidas.

c) O utente dos serviços de saúde é titular do direito de acesso aos dados pessoais recolhidos e pode exigir a retificação de informações inexatas e a inclusão de informações total ou parcialmente omissas, nos termos do artigo 11.º da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro.


6. O Utente tem direito ao sigilo de toda a informação que lhe diz respeito

a) O utente dos serviços de saúde tem direito ao sigilo sobre os seus dados pessoais.

b) Os profissionais de saúde estão obrigados ao dever de sigilo relativamente aos factos de que tenham conhecimento no exercício das suas funções, salvo lei que disponha em contrário ou decisão judicial que imponha a sua revelação.


7. O Utente tem direito a ser informado sobre a sua situação de saúde

a) O utente dos serviços de saúde tem o direito a ser informado pelo prestador dos cuidados de saúde sobre a sua situação, as alternativas possíveis de tratamento e a evolução provável do seu estado.

b) A informação deve ser transmitida de forma acessível, objetiva, completa e inteligível.


8. O Utente tem direito ao respeito pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas

a) O utente dos serviços de saúde tem direito à assistência religiosa, independentemente da religião que professe.

b) Às igrejas ou comunidades religiosas, legalmente reconhecidas, são asseguradas condições que permitam o livre exercício da assistência espiritual e religiosa aos utentes internados em estabelecimentos de saúde do SNS, que a solicitem, nos termos do Decreto -Lei n.º 253/2009, de 23 de setembro.

 

9. O Utente tem direito, por si ou por quem o represente, a apresentar sugestões e reclamações

a) O utente dos serviços de saúde tem direito a reclamar e apresentar queixa nos estabelecimentos de saúde, nos termos da lei, bem como a receber indemnização por prejuízos sofridos.

b) As reclamações e queixas podem ser apresentadas em livro de reclamações ou de modo avulso, sendo obrigatória a resposta, nos termos da lei.

c) Os serviços de saúde, os fornecedores de bens ou de serviços de saúde e os operadores de saúde são obrigados a possuir livro de reclamações, que pode ser preenchido por quem o solicitar.

 

10. O Utente tem direito a associar-se a entidades que defendam os seus interesses

a) O utente dos serviços de saúde tem direito a constituir entidades que o representem e que defendam os seus interesses.

b) O utente dos serviços de saúde pode constituir entidades que colaborem com o sistema de saúde, nomeadamente sob a forma de associações para a promoção e defesa da saúde ou de grupos de amigos de estabelecimentos de saúde.


11. O Utente menor ou incapaz tem direito a representantes legais que exerçam os seus direitos

Os representantes legais dos menores e incapazes podem, nas condições previstas na lei, exercer os direitos que lhes cabem, designadamente o de recusarem assistência, com observância dos princípios constitucionais.

 

12. O Utente tem direito a acompanhamento por uma pessoa por si indicada

a) Nos serviços de urgência do SNS, a todos é reconhecido e garantido o direito de acompanhamento por uma pessoa por si indicada, devendo ser prestada essa informação na admissão pelo serviço.

b) É reconhecido à mulher grávida internada em estabelecimento de saúde o direito de acompanhamento, durante todas as fases do trabalho de parto, por qualquer pessoa por si escolhida.

c)​ É reconhecido o direito de acompanhamento familiar a crianças internadas em estabelecimento de saúde, bem como a pessoas com deficiência, a pessoas em situação de dependência e a pessoas com doença incurável em estado avançado e em estado final de vida.​